Cosmo é um projeto desenvolvido para a disciplina "Design de percurso I" voltada para produtos. O trabalho foi criado a partir de um briefing que contemplava o desenvolvimento de um eletrodoméstico do futuro focado em atender a geração Z. Orçamento e recursos não foram levados em consideração para a concepção do produto.




A fase de pesquisa foi fundamental para definir o conceito do projeto. Em primeiro lugar, a geração Z como público alvo, possui inúmeras preocupações e interesses que oferecem áreas de inspiração para o desenvolvimento de produtos futuros, mas dois interesses geracionais tiveram maior importância para o desenvolvimento deste projeto.

Sustentabilidade e Autenticidade.

Levando isso em consideração e o ambiente doméstico, é de conhecimento geral que o plástico é uma grande problemática e uma forma de reduzir o impacto que este material causa na natureza é a reutilização. Então, como incentivar a reutilização do plástico?

A impressão 4D é uma tecnologia incipiente, que está em constante desenvolvimento, mas que futuramente pode ser algo comum no nosso dia a dia. Mas o que é impressão 4D? Existe uma dimensão que distingue a impressão 3D e 4D, o tempo. Isso significa que o objeto pode mudar sua forma ao longo do tempo, por meio de energia passiva, como calor, pneumática, gravidade, magnetismo e pressão, devido aos materiais “inteligentes". Antes de fazer a impressão, é codificada a funcionalidade desejada no objeto, baseado em suas medidas, ângulos e dimensões.

Após a definição do problema e da tecnologia a ser usada, o conceito do produto foi definido como uma "Impressora 4D de porte doméstico, com tecnologia de reaproveitamento do plástico como sua matéria-prima". Este conceito permite atender os dois requisitos determinados para o projeto, sustentabilidade e autenticidade. Com o reaproveitamento do plástico no ambiente doméstico em novos produtos impressos pela Cosmo, é possível o impacto causado individualmente pelo descarte do plástico, além da impressora permitir a concepção de um novo produto a gosto do usuário, de maneira autêntica.




Por que a impressora é um dodecaedro e de onde veio o nome Cosmo?

Considerado o mais harmonioso dos poliedros por Platão, o dodecaedro era associado ao universo ou cosmo.

Cosmo ou cosmos é um termo que designa o universo em seu conjunto, toda a estrutura universal em sua totalidade.

A impressora Cosmo, tem como objetivo abranger o universo do material reutilizado em sua totalidade, desde o descarte até a concepção de algo com uma nova utilidade.




Um pouco do projeto técnico de Cosmo.


COSMO
Published:

Owner

COSMO

Published: